Floriculturas e o Hábito de dar Flores

Não se sabe com exatidão sobre a origem do hábito de presentear outras pessoas com flores e como surgiram as primeiras floriculturas. Porém fontes afirmam que desde a Grécia Antiga, o costume já era difundido, como um modo de agradar a pessoa amada ou parabenizar alguém por um ato louvável.

Esse costume foi se popularizando ao redor do mundo, e está presente principalmente em datas românticas como  Valentine’s Day, Dia dos Namorados e comemorações como aniversário de casamento, noivado ou namoro. Em épocas como o dia dos namorados as floricultura recebem aumento na procura pelos presentes dos casais apaixonados. E na maioria dos casos as mais procuradas nas floriculturas são os buquês de rosas vermelhas.

Mas se engana quem pensa que floricultura é lugar de comprar presentes apenas para mulheres. Algumas flores costumam carregar um significado próprio e muitas vezes pode ser elegante presentear um homem por alguma conquista profissional ou pelo seu aniversário, com alguns girassóis, lírios ou cravos, ótimas opções para o sexo masculino.

Para não errar na hora de comprar flores nas floriculturas em São Paulo e pelo Brasil afora, é importante conhecer, mesmo que de forma mínima, os gostos e hábitos da pessoa presenteada. Como por exemplo, a cor preferida, se possui algum tipo alergia, se a flor demanda muitos cuidados e a pessoa pode ter esses cuidados com sua manutenção entre outras características para que o presente seja assertivo.

Atualmente existem diversas floriculturas espalhadas por São Paulo, mas em regiões próximas às maternidades e cemitérios não faltam floriculturas. Além disso, esse ramo aderiu à modernidade com as floriculturas online. Através de um e-commerce, é possível realizar a encomenda, pagar e agendar a entrega para a pessoa presenteada, sem precisar ir à uma floricultura nem sair de casa.

Geralmente nas floriculturas, as flores mais procuradas são rosas, orquídeas, violetas entre outras. Porém como o Brasil é um pais com fauna e flora variadas, também possuímos espécies nativas belíssimas. Confira alguns exemplos:

Onze Horas

Jacarandá

Ipê-Rosa

Ipê Amarelo

Flamboiã

Manacá-da-Serra

Buganvílea

Alamanda

Além dessas espécies de flores, muitas árvores frutíferas comuns o Brasil nos fornecem além das frutas, belas flores, como é o caso da flor de mangueira, flor de maracujá, macieira entre tantas outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *