Lavanderia

A mudança nos hábitos e estilo de vida das pessoas refletem no mercado e oportunidades para novos negócios e com o ramo da lavanderia não foi diferente.

Já faz algum tempo que as famílias mudaram. Homens e mulheres trabalham, muitas pessoas moram sozinhas, muitos jovens saem de casa para fazer faculdade e morar com outros estudantes e esse tipo de público geralmente procura pelo serviço de lavanderia pela praticidade e as vezes por não ter tempo ou equipamentos necessários, como uma máquina de lavar, por exemplo.

Durante muito tempo a maioria das lavanderias no Brasil faziam o serviço completo de lavar passar, fazer reparos se necessário e serviços de tinturaria. Porém, mais uma vez, os hábitos vêm mudando o perfil de algumas dessas lavanderias. Geralmente o serviço completo da lavanderia costuma ter um custo elevado, principalmente para quem precisa utilizar com frequência. Pensando nisso, algumas lavanderias em São Paulo já estão oferecendo a opção “faça você mesmo”, onde o cliente lava a própria roupa e paga apenas pela utilização dos equipamentos como máquina de lavar e secadora e produtos como sabão em pó e amaciante.

Esse tipo de atendimento já é comum em países como Estados Unidos, tanto em estabelecimentos comerciais ou através de uma lavanderia coletiva em condomínios residenciais. Desse modo, boa parte da população não precisa comprar uma máquina de lavar nem secadora.

Geralmente as lavanderias de autosserviço também oferecem a opção em que um funcionário da lavanderia realiza todos os processos e o cliente volta à lavanderia apenas para buscar as roupas após a lavagem, por uma taxa extra, semelhante ao serviço das lavanderias mais comuns no país.

No Brasil, muitas pessoas ainda optam por lavar suas roupas e peças cobertores em casa, utilizando o serviço das lavanderias em situações esporádicas como lavagem à seco de peças ou de itens maiores como edredons. Ou em serviços de tinturaria para repor a cor de alguma peça desbotada.

Na cidade de São Paulo e municípios vizinhos existe o Sindilav, Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo. O sindicato é responsável pela regulamentação de regras, organização de informações e suporte aos funcionários e donos de lavanderia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *