Suplementos Alimentares e saúde

Os suplementos alimentares são compostos com concentrados em comprimidos, géis ou líquidos com grande quantidade de nutrientes, utilizados para complementar a dieta de atletas profissionais ou amadores.

Com o aumento pela procura de atividades físicas como musculação, crossfit entre outras, a busca pelos suplementos alimentares aumentou consideravelmente nos últimos entre os praticantes que buscam a atividade física para melhorar seu condicionamento físico e estética corporal.

Os suplementos alimentares mais procurados por quem busca pelo ganha de massa muscular geralmente são: proteínas, aminoácidos, hipercalóricos, creatinas, pós-treinos, pré-hormonais, caseínas e glutaminas.

Para quem busca pelo emagrecimento os mais procurados são, termogênicos, diuréticos, ácidos graxos e bloqueadores de gordura.

Os suplementos alimentares utilizados para reposição de energia geralmente são à base de cafeína e carboidratos consumidos em forma de capsulas, bebidas energéticas, ou gel em sachê.

Os suplementos alimentares fornecem grandes quantidades de nutrientes, em alguns casos gordura e sódio. Por isso, é muito importante que o consumo seja feito apenas por praticantes de atividade física irão utilizar a energia desses nutrientes durante a execução de atividades físicas, caso contrário, a ingestão exagerada poderá causar diversos problemas para o organismo.

O ideal é que a dieta e o consumo de suplementos alimentares seja planejada com o auxílio de profissionais da área da saúde, principalmente da nutrição.

O consumo do suplemento alimentar geralmente é feito junto com as refeições, antes ou após o treino e dependendo do atleta durante a competição, como por exemplo em provas de longa duração como maratonas e competições de escalada. Em competições como essas, os atletas consomem suplementos alimentares repositores em forma de gel, barras ou bebidas isotônicas, facilitando a ingestão e absorção dos nutrientes do suplemento alimentar.

Origem

A versão mais conhecida sobre o consumo de alimentos específicos aponta a Grécia Antiga como percussora. Os atletas consumiam muitos cereais e frutas.

Com o passar do tempo a crença de que consumir determinada parte de algum animal, como o coração poderia dar mais força e valentia aos atletas e guerreiros e aos poucos o consumo da proteína animal foi ganhando mais adeptos, até descobrirem que de fato a carne pode fornecer muitos, principalmente para quem busca pelo ganho de massa muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *